Aulas Interacionistas sobre Poluição por Lixo.


Descrição de critérios utilizados para a elaboração das aulas:

 

O conteúdo escolhido para elaborar as aulas foi poluição pelo lixo, o qual é dado no final do 1º ano. As aulas serão dadas na seguinte ordem: aula lúdica, saída de campo, aula experimental e por fim, aula prática.

 

Aula Lúdica

A aula começará com uma comparação entre o planeta atual e um planeta hipotético, onde não existisse lixo poluente.

Os alunos serão questionados sobre como poderia ser o mundo se não houvesse lixo. E as idéias seriam discutidas em aula e expostas em um cartaz de papel reciclado.

No fim da aula, os professores irão mostrar através de um vídeo os prejuízos que o lixo traz para o planeta.

 

Saída de Campo

Os alunos serão levados em horário inverso para o centro da cidade, serão levados em locais públicos, como praças, avenidas e etc. Em duplas eles deveram fazer anotações de quantos lixos foram encontrados fora das lixeiras. As anotações deverão ser entregues como relatório de saída de campo.

 

Aula experimental

Os alunos visualizam a tremenda demora para decomposição de vidro, papel, plástico, borracha, metais e matéria orgânica. Através do uso de terra, garrafas peti, água, plantas e luminária. Será realizada uma simulação do planeta nas garrafas pets, elas devem ser cortadas ao meio, posto uma camada de terra, depois papel, vidro, borracha e cascas de alimentos, em pequena quantidade, mais uma camada de terra por cima, deverão se plantar pequenas plantas, regar com água e encaixar a parte de cima do pet, passar fita adesiva e isolar bem, expor até o fim do ano a luz de uma luminária durante o dia, e no final do ano abrir e ver se os lixos estarão decompostos. Objetivo, mostrar a durabilidade dos materiais, por isso deve-se reciclar.

 

Aula Prática

Os alunos deverão trazer materiais para reciclagem, como garrafas pet, garrafas de vidro, jornais, etc. Através destes materiais serão mostradas imagens de obras de arte e objetos feitos com eles em oficinas de reciclagem. E a partir disso, eles deverão elaborar sua própria obra e/ou objeto. O roteiro vai em anexo. Após será realizada uma exposição na escola e posteriormente até vendas poderão ocorrer se a oficina continuar em horários extras. Poderá servir como uma renda extra para os alunos.

 

Conclusão

Essas aulas terão o intuito de formar cidadãos críticos capazes de observar a natureza e as necessidades de preservação e de reciclagem do lixo.

 

 

Lidiane Bilhalva Rodrigues; Andressa Ferreira