Drogas e Gravidez na adolescência: Temas preferidos dos alunos!

25/04/2010 19:09

 Drogas: O que é?

 

Qualquer substância ou ingrediente que se usa em farmácia, em tinturaria, etc. Qualquer substância que possa ser empregada, no homem ou em animais, com fim de diagnóstico, de tratamento ou de profilaxia de doença. Substância entorpecente, alucinógena, excitante, etc., como, a maconha, o álcool, a cocaína, ministrada por via oral, ou outras.

 

Dependência Química é uma doença?

 

A organização mundial da saúde define a dependência química como uma doença crônica e incurável, que leva com freqüência à morte prematura.

 

Drogas populares:

 

Álcool

 

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime.

 

Efeitos:

No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.

Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.

 

Tabagismo

 

Fumar é o ato de inalar e exalar a fumaça produzida ao se queimar tabaco. Na fumaça do cigarro já se isolaram 4.720 substâncias tóxicas, as quais atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos; Contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais:

Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;

Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;

Nitrosaminas;

Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;

Agrotóxicos - DDT;

Solventes - benzeno;

Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de uma a duas gramas, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);

Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc.

Cianeto Hidrogenado;

Amônia - utilizado em limpadores de banheiro;

Formol - componente de fluído conservante;

Monóxido de Carbono - o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante ativo ou passivo, totalmente intoxicado.

 

Efeitos:

 Nos olhos, o fumo produz a ambliopia tabágica, que representa a debilitação do sentido da visão e distorção do ponto de foco visual.

Quanto ao olfato, o fumo irrita a mucosa nasal e distorce a função olfativa.

Na boca ocorrem os cânceres dos lábios, língua, além de enfermidades nas gengivas, incluindo até perda de dentes.

Na laringe, o fumo dilata as cordas vocais, e produz rouquidão, não sendo raro o câncer nesse local derivado do uso do cigarro.

Nos pulmões, a sucessão de enfermidades produzidas pelo hábito de fumar é notória: enfisema, bronquite, asma e o mortal câncer pulmonar.

No aparelho circulatório ocorre o aumento da pressão arterial, obstrução de vasos sangüíneos, aumento de colesterol, todos os fatores conducentes a ataques cardíacos.

Nos órgãos digestivos o fumo produz a úlcera péptica, dado o aumento da acidez, além de distúrbios vários no duodeno, e câncer do estômago.

No útero, ocorre aceleração das batidas do feto. Os bebês nascem com menos peso e ocorre probabilidade maior de nascimentos prematuros.

Nos órgãos urinários pode ocorrer o adenocarcinoma, uma forma de câncer.

 

Cocaína

 

A cocaína é uma droga psicoativa que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais muito importantes. É extraída da folha da coca e se consumida por muito tempo ocasiona muitos problemas de saúde, como por exemplo: a aceleração do envelhecimento e danos cerebrais.

A cocaína é originária da planta Erythroxylon coca, nativa da Bolívia e do Peru. Pode ser utilizada pelas vias intranasal, intravenosa e pulmonar, podendo em casos mais raros ser usada via oral.

Devido os efeitos de euforia e prazer que a cocaína proporciona, as pessoas são seduzidas a utilizá-la para vivenciar sensações de poder, entretanto esses efeitos duram pouco tempo, onde a pessoa entra em contato com a realidade e experimenta depressão e ansiedade por utilizá-la novamente.

 

Efeitos:

Aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação ou diminuição da pressão sanguínea, calafrios, náuseas e vômitos, perda de peso e apetite são alguns dos efeitos biológicos da cocaína.

 

Maconha

 

Em 1735, o botânico Carl Lineu nomeou a Maconha como Cannabis sativa. A mesma foi chamada de Cannabis indicada, pelo biólogo francês, Jean Baptiste Lamarck.

Assim como outras plantas a maconha possui dois gêneros; macho e fêmea. Em um mesmo pé pode ter ambas as estruturas sexuais. É a flor do macho que produz o pólen que fecunda a fêmea, quando a flor da fêmea é fecundada ela se enche de sementes e depois morre.

Quando não ocorre fecundação da fêmea, essa excreta uma grande quantidade de resina pegajosa composta por dezenas de substâncias diferentes. Dentre as várias substâncias, existe a THC (delta-9-tetra-hidrocanabinol), que serve de filtro solar para a planta, pois essa é de clima desértico. Apesar de o THC estar presente em toda a planta é na flor da fêmea que se encontra a maior concentração da substância. A real droga da maconha é essa flor.

O THC tem uma propriedade bem curiosa, gruda em algumas moléculas das paredes dos neurônios de animais, até mesmo do homem, tais moléculas são conhecidas como receptores de canabinóides, quando ocorre a ligação o receptor opera sutis mudanças químicas dentro da célula, mas não se sabe dizer ao certo quais são elas. Em 1992, o pesquisador israelense Ralph Mechoulam descobriu o motivo pelo qual temos tal receptor. O receptor serve para ligar-se a outra molécula, a mesma fabricada pelo próprio cérebro, muito semelhante ao THC. A molécula foi batizada por Rauph de anandamida (ananda, em sânscrito, é “felicidade”). Enfim, o cérebro produz uma substância com efeitos parecidos com os do THC, em doses bem menores.

Não se sabe qual a finalidade da anandamida no cérebro, mas está relacionada ao controle da dor. Pelo fato de ter receptores de canabinóides em células fora do cérebro, leva a pensar que a anandamida desempenha um papel mais abrangente do que parece.

Além das formas de uso mais conhecidas há uma especial, a do cânhamo, que é utilizado na produção de tecidos. Supostamente foi pelo fato de Cristóvão Colombo usar tecidos derivantes do cânhamo em suas velas e cordas, que, juntamente com as embarcações, as sementes da maconha também vieram. A idéia era de plantar a semente, pois se tivesse que ser feita alguma reparação nas velas e cordas, eles teriam o material. Enquanto a maconha era utilizada por pessoas mais pobres, ela não causava tanto medo, repúdio e preconceito. Porém quando as pessoas de classe média começaram a fazer o uso da droga, surgiu um motivo de preocupação.

 

Efeitos:

Os efeitos causados pelo consumo da maconha, bem como a sua intensidade, são os mais variáveis e estão intimamente ligados à dose utilizada, concentração de THC na erva consumida e reação do organismo do consumidor com a presença da droga.

Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto).

Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.

O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

Os efeitos psíquicos são os mais variados, a sua manifestação depende do organismo e das características da erva consumida. As sensações mais comuns são bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção.

Em longo prazo o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização, além de passar a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.

 

Estimulantes e estupefacientes

 

Também chamado de “dopagem”, com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação de um animal ou esportista.

             - Estimulantes psicomotores: A anfetamina, a cocaína, os moderadores de apetite.

- Aminas simpaticomiméticos: Estimula o sistema nervoso central, como vaso constritores nasais que tem efedrina.

- Outros estimulantes do sistema nervoso central: A cafeína, a aminoflina.

- Analgésicos-narcóticos: A codeína, a morfina, a heroína, etc.

- Esteróides anabólicos: os hormônios masculinos.

 

Efeitos:

Aumento das lesões traumatológicas dos tendões e dos ligamentos. Diminuição da estatura. Lesões do fígado, como hepatite e câncer. Redução do tamanho dos testículos, redução na produção dos espermatozóides e lesões graves da próstata.

Na mulher, o uso é muito perigoso, principalmente antes e durante a puberdade. Produz parada de crescimento, aspecto masculino, engrossamento da voz, aumento da distribuição dos pêlos e aumento do clitóris. A reversibilidade de qualquer desses efeitos negativos depende da quantidade usada, do tempo de uso, de características metabólicas individuais e da extensão das lesões.

 

Êxtase

 

O êxtase é uma substância psicoativa designada como 3,4 metilenodioximetanfetamina. Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui ação estimulante e alucinógena.

É consumido injetado, inalado, e por via oral. Apresentam-se em forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó.

 

Efeitos:

Os efeitos físicos são: Taquicardia, aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldade em caminhar, reflexos exaltados, vontade de urinar, tremores, transpiração, câimbras ou dores musculares.

Quanto aos efeitos psíquicos, o êxtase ocasiona sensação de intimidade e de proximidade com outras pessoas, aumento da comunicação, da sensualidade, euforia, despreocupação, autoconfiança e perda da noção de espaço.

Em longo prazo podem ocorrer alguns efeitos tais como lesões celulares irreversíveis, depressão, paranóia, alucinação, despersonalização, ataque de pânico, perda do autocontrole, impulsividade, dificuldade de memória e de tomar decisões.

 

Droga virtual

 

Sites como o Second Life, oferecem experiências que simulam efeitos alucinógenos, mas podem viciar. Essa droga virtual abre caminhos para o cérebro desejar o que existe de verdade.

 

Dados estatísticos

 

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, Cebrid, revelou dados que surpreenderam os especialistas. O estudo que envolveu 1.500 estudantes de escolas públicas de dez capitais brasileiras mostrou que, em média 40% dos estudantes brasileiros já experimentaram algum tipo de droga, além de bebida alcoólica e cigarro. E para maior surpresa constatou-se que 78% dos usuários de drogas são pessoas tranqüilas, conservadoras e de bons modos. O que os leva ao vício?

 

Porque ser um usuário de drogas?

 

Existem alguns motivos que levam adolescentes e jovens ao consumo de drogas, ao esclarecer tais motivos, não se tem a finalidade de sugerir soluções, porém, esclarecimento e prevenção.

Exemplo dos pais

Para entender a razão de muitos jovens caírem no uso de drogas, vamos nos deter principalmente no exemplo dos pais. O Dr. James Hawkins, psiquiatra do Hospital Geral Highland, na Califórnia, diz que “o uso de drogas é algo que as crianças aprendem de seus pais, todas as crianças imitam seus pais”.

Não se trata apenas de ver apenas os pais usando drogas injetáveis ou de efeitos bruscos, mas, de vê-los resolver suas frustrações e ansiedades com comprimidos que se adquire em qualquer farmácia. Essa atitude em relação aos remédios é de importância vital, porque os filhos o tomam como referência.

A necessidade de aceitação

Uma segunda razão pelas quais os jovens fazem uso de drogas é a sua necessidade de fugir de sérios problemas emocionais. Muitos usuários são jovens fracassados, que se sentem terrivelmente solitários. Não foram aceitos não se destacaram nos estudos, nos esportes ou com pessoas... Encontram seu lugar apenas se associando com outros jovens com os mesmos problemas. Em certa ocasião um viciado em heroína disse a um jornalista: ”Você não entende o que estou falando; você se sente bem todo tempo. Mas eu preciso gastar R$ 250,00 por dia para me aliviar um pouco.”

Portanto, não devemos nos surpreender com o fato de as drogas exercerem tão grande atração sobre os adolescentes, eles precisam de segurança e aceitação; por isso são presas fáceis daqueles que lhes prometem um mundo quase inacreditável de sensações e bem-estar psicológico.

Pressão dos colegas

Raramente um adolescente experimenta alguma droga por livre e espontânea vontade, geralmente existe um circulo de amigos que lhe oferece e com medo de ser alvo de deboches normalmente ele acaba cedendo à pressão dos colegas e amigos. Isso ocorre devido à má formação no lar, o adolescente acostuma-se a ver os pais cederem à influência de amigos e parentes e depois quando precisa tomar decisões, torná-se inseguro.

A influência do tédio

A ociosidade e a precariedade na educação tornam a cada dia as drogas mais atrativas, principalmente para aqueles jovens que buscam diversão e desinibição.

A desintegração da família

O quinto aspecto do problema das drogas se relaciona com a desintegração da estrutura familiar, às vezes os pais se interessam tanto consigo mesmo e esquecem dos filhos. Esquecem que independentemente de seus problemas conjugais, existem crianças em formação que dependem de atenção e se não a tiverem farão algo pra chamá-la.

A influência da mídia

A música

Inconscientemente estamos sendo bombardeados por músicas modernas que põe as drogas como o auge, tornando-a bonita e normal aos olhos da sociedade, ou então valorizando os que usam deste artifício.

A propaganda

Frequentemente ao folharmos uma revista ou a assistirmos um programa de televisão, estamos sendo estimulados a consumir bebidas alcoólicas e cigarros. Com um pequeno e rápido aviso no término da propaganda, “Beba com moderação” ou “O Ministério da Saúde adverte: Fumar causa câncer”.

 

 

A Gravidez na Adolescência

 

“Crise significa um período de desorganização, precipitado por mudanças internas ou externas”. Pode-se afirmar que tanto a adolescência quanto a gravidez são uma crise. A primeira necessária e imprescindível para o crescimento do indivíduo enquanto ser humano; já a segunda, é uma opção, pode-se escolher o momento de viver a gravidez.

A adolescência caracteriza-se por grandes questões, como: A busca por uma identidade que possibilite a passagem da fase infantil para adulta, a explosão de novas sensações corporais, a afirmação da escolha sexual, o ingresso da vida profissional, a problemática da dependência dos pais... Acrescer a estas questões uma grande mudança de identidade, uma transição existencial como é a gravidez, torna a situação bastante complexa.

O envolvimento dos pais e amigos é inevitável. A gravidez na adolescência abrange uma rede de relações e preceitos sociais, portanto, é uma crise sistêmica.

A sociedade comporta-se de maneira preconceituosa com as adolescentes que engravidam principalmente os pais delas. Apesar de ter tantos meios de informação sobre sexo, é elevado o número de adolescentes que engravidam. A maioria dos pais prefere educar seus filhos sobre a sexualidade como foram educados, com repressão e silêncio. Acreditam que se falarem abertamente sobre o assunto, pode despertar o adolescente precocemente para a vida sexual.

Tanto para a moça como para o rapaz, a gravidez precoce é um acontecimento desestabilizador. Assumir a maternidade e a paternidade implica em condições emocionais, físicas e  econômicas, para as quais eles não estão preparados. É angustiante e perspectiva de que suas vidas serão modificadas por completo

A maneira mais saudável para orientar a vida sexual dos adolescentes seria que os pais tivessem liberdade consigo próprios para poder informar e ouvir os filhos, e que desde cedo educassem a criança para responsabilizar por suas ações.

É importante que a família apóie, analise a situação e pense junto o que fazer diante da gravidez precoce. Que sejam estabelecidos os limites e responsabilidades de cada um, para possibilitar uma situação com menos conflitos e mais aprendizado.

 

 

Conclusão

 

A adolescência é tão complexa, às vezes nem os adultos compreendem o que é a vida, imagina um adolescente? A vida é tão cheia de significados e normalmente vamos os perdendo ao longo do crescimento, e pondo outros significados no lugar. A droga nada mais é do que umas válvulas de escape para os adolescentes e jovens, que buscam aliviar o tédio, se sentirem bem, esquecer seus problemas, se divertir, satisfazer a curiosidade, correr riscos, aliviar a dor, desafiar os pais. Querem se sentir adultos, mostrar para todos que são independentes, pertencentes de grupo específico ou dar a impressão de que são “legais”.

Contudo, o uso de entorpecentes tem motivado o aumento do tráfico de drogas e o crescimento da violência, a qual acaba matando muita criança inocente. Um retrato dessa realidade é o filme “Tropa de Elite”, que mostra claramente os reflexos das drogas na sociedade.

Por fim, a gravidez na adolescência traz alguns conflitos para a vida dos adolescentes, torna-se necessário a conscientização dos métodos contraceptivos e orientações dos pais.

Todos são livres para escolher o trajeto de nossas vidas, mas cabe a cada educador mostrar a cada criança todos os caminhos e juntamente com a escola propor mais opções de vida para todas elas.

 

Bibliografia

 

*Revista Vida & Saúde

Ed. Especial ano 2005

*Como formar filhos vencedores

Nancy Van Pelt

Ed.1 ano 2006. Editora Casa Publicadora Brasileira

*www.conexaoja.com

*www.brasilescola.com

*www.veja.com.br